Uma turma de vizinhos está fazendo a diferença em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Fartos de esperar pelo poder público, moradores do bairro Jardim Macedo resolveram arregaçar as mangas e tirar as praças locais do abandono. Assim, surgiu o grupo Vizinhos do Bem.

Créditos: reprodução/Leonardo Santos

"Vizinhos do bem" limpam e reformam praças de Ribeirão Preto (SP) que estavam abandonadas

Essa história faz parte da série para o movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Em pleno ano eleitoral, o Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a também ser parte das soluções, e não do problema.

De acordo com informações da revista “Revide”, eles cuidam da limpeza e da zeladoria por meio de mutirão e, de quebra, conhecem melhor uns aos outros e melhoram a segurança. “São melhorias para deixar o bairro mais bonito. O engajamento é geral. Todo mundo dá o que pode para poder ajudar”, diz o empresário Eduardo Santos, idealizador do projeto.

Créditos: reprodução/Google Maps

'Vizinhos do bem' fazem mutirão e limpam praças do Jardim Macedo, bairro de Ribeirão Preto (SP)

Santos explica que começou a cuidar da praça próxima à sua casa devido à situação de abandono do espaço, que ficou por dois anos com muito lixo e mato alto. “Essa praça ficou quase um ano sem roçar”, relembra. “É bem triste essa situação e não combinava com nosso bairro --aliás, não combina com nenhum.”

O empresário percebeu que precisaria da ajuda dos vizinhos. “Comecei me apresentando e nos organizando em grupos do WhatsApp”, conta.

“Se deixar esperando que façam alguma coisa aqui, vai virar um lixão. Então, nós, moradores, temos de nos mobilizar”, defende outro morador, o vendedor Antônio Marinho.

Leia a reportagem completa na “Revide

Fartos de esperar, moradores fazem mutirão em calçada de escola

Rede Quem Inova

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Redação da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.