Arquiteto reutiliza portas e janelas para construir casa comunitária

O arquiteto Stéphane Malka dedica sua carreira ao desenvolvimento de projetos arquitetônicos sustentáveis. Em sua criação mais recente, o francês, que nasceu em Marselha, criou um abrigo popular feito a partir de portas e janelas reaproveitadas. A estrutura serve como uma extensão dos espaços públicos e incentiva a população a repensar a construção e a utilização de resíduos.

Chamado de BowHouse, o abrigo foi construído em uma praça pública de Heerlen, na Holanda. Todas as janelas e portas usadas no projeto foram reaproveitadas. As diferenças na forma e tamanho dão um toque especial à construção e contrasta com as construções quase ‘perfeitas’ das ruas da Holanda.

A casa pretende levar um ar de espontaneidade às áreas negligenciadas, ao mesmo tempo em que serve como um espaço útil e convidativo. As portas reutilizadas na construção não são utilizadas para o seu propósito original. Sempre abertas, elas deixam um convite para qualquer pessoa que quiser entrar e usufruir de toda a estrutura.