Aviões elétricos devem entrar em operação comercial em 10 anos

Por Victoria Bryan, da Reuters

Os aviões elétricos de passageiros podem entrar em operação comercial em menos de 10 anos. Essa é a previsão de Bertrand Piccard, cofundador do Impulso Solar, um projeto de avião solar de longo alcance.

Bertrand, que juntamente com o colega piloto Andre Borschberg fundou a Impulso Solar, também minimizou preocupações de que a decisão do presidente eleito, Donald Trump, de nomear um defensor da indústria petrolífera como maior autoridade ambiental dos Estados Unidos poderia prejudicar os esforços globais por tecnologias limpas.

O Airbus E-Fan, avião elétrico que a empresa francesa está testando

Desde que completaram seu histórico voo sem combustível em julho, Piccard e Borschberg têm trabalhado em projetos para mostrar como as tecnologias usadas em seu avião podem ser usadas para outras aplicações.

Borschberg disse que eles estavam especialmente interessados em como a tecnologia poderia ser usada para desenvolver pequenos aviões elétricos com autonomia de voo de cerca de 1,5 hora. Os dois planejam anunciar o próximo projeto no início do ano que vem, afirmou.

“Em nove anos e oito meses, você terá 50 pessoas fazendo vôos de curta distância em aviões elétricos”, disse Bertrand durante coletiva de imprensa da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), em Genebra. “Porque nove anos e oito meses? Porque há quatro meses eu tenho dito que serão dez anos. Isso vai acontecer”, acrescentou.

Bertrand afirmou ainda que não importava o que as pessoas achavam sobre as mudanças climáticas porque as tecnologias limpas estão ficando mais baratas e devem ajudar a impulsionar o crescimento.