Cabine telefônica usa energia gerada por pedestres para recarregar gadgets

Os telefones públicos aos poucos estão desaparecendo das ruas de grandes cidades, isto por causa do uso cada vez mais frequente dos celulares. Uma startup norte-americana, chamada Volta Group, criou uma inovação para substituí-los nas calçadas: a EnGo, uma cabine telefônica que utiliza a energia dos passos dos pedestres para recarregar aparelhos eletrônicos.

Embora a EnGo não seja a primeira estação de carregamento público a utilizar painéis solares, ela pode ser a primeira a usar energia cinética, vinda do movimento das pessoas. Em frente à estação telefônica, equipamentos capturam a energia de cada passo enquanto os pedestres caminham.

A estação, livre para todos utilizarem, pode recarregar até 14 dispositivos ao mesmo tempo, com toda a infraestrutura necessária. Além disso, a cabine oferece acesso à internet Wi-Fi e telões que exibem mapas e anúncios. A ideia é que o local seja mantido pela publicidade e, a partir disso, consiga gerar lucro para sua cidade.

Com o projeto, a principal ideia da startup é alertar a população sobre o uso da energia renovável na vida cotidiana. Após nove meses de desenvolvimento da estação, a empresa instalou uma delas na Webster University, em St Louis, nos Estados Unidos. Mas, ao longo dos próximos meses, eles planejam colocar nas ruas mais de 100 cabines tecnológicas.

Via FastCompany