Desafio de Impacto Social: conheça a plataforma S@UA
O Google Impact Challenge Brazil, ou Desafio de Impacto Social, é uma iniciativa desenvolvida pelo Google para fortalecer as ONGs brasileiras e fomentar o uso criativo da tecnologia para promover impacto social, mudando o país para melhor.
A última edição ocorreu em 2016. Dez finalistas apresentaram seus projetos aos juízes em 14 de junho do ano passado. Foram quatro vencedores e cada um recebeu um prêmio de R$ 1,5 milhão.
Um quinto projeto foi escolhido pelo voto popular e ganhou a mesma quantia. Os outros cinco finalistas receberam prêmios de R$ 650 mil cada um para realizar suas propostas.
Foram mais de mil inscritos por todo o Brasil. Os dez finalistas foram selecionados pelos critérios impacto na comunidade, tecnologia, viabilidade e escalabilidade, sendo dois deles de cada região brasileira.
O júri foi formado por Regina Casé (atriz e apresentadora), Marta Vieira da Silva (jogadora de futebol e embaixadora da ONU), Almir Naraymoga Suruí (líder do povo indígena Paiter Suruí), Adriana Varejão (artista plástica), Denis Mizne (CEO da Fundação Lemann) e Jacquelline Fuller (diretora do Google.Org).
Nesta série, o Quem Inova apresenta detalhes dos finalistas e o que cada um propõe para fazer do Brasil um país melhor:
Finalista
Plataforma S@UA
O Inovagri (Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada) criou um sistema que orienta agricultores a não desperdiçar água. Com o prêmio, a ideia é beneficiar mais de 80 municípios em dois anos.
Com a plataforma S@UA (Sistema de Assessoramento para o Uso da Água na Agropecuária), a entidade pretende conectar gestores de abastecimento com dados de agricultores para distribuir água limitada de forma mais eficiente.
A ferramenta possibilita que os agricultores recebam dados por SMS e, assim, possam usar a irrigação em suas lavouras pelo tempo correto, evitando desperdício.
Paolla Oliveira quebra internet dançando em ‘A Força do Querer’