Designers querem ver sem-teto de NY em ‘favos’ ligados a prédios

Desde 2012, a população desabrigada da cidade de Nova York cresceu quase 40%. A administração pública atribui o número recorde aos salários e à crise da habitação acessível da cidade. Mas a agência de criação local Framlab acredita que surgiu uma solução. Os designers da empresa querem colocar os sem-teto em “favos” ligados a edifícios.

A Framlab propõe casas para essa população em espaços em formato de favos de mel. Eles se encaixam nas laterais de edifícios sem janelas. A Framlab chama esses espaços “lotes verticais”, dentro de um projeto denominado Homed.

Cada “favo” incluiria uma entrada com tranca, um pequeno armário de armazenamento, uma cama, uma escrivaninha, aquecimento e ar condicionado. Também há “favos” com chuveiros e vasos sanitários.

Designers querem por sem-teto de NY em ‘favos’ ligados a prédios

“Embora quase todos os metros quadrados de espaço em Nova York tenham sido reivindicados, ainda há uma abundância de ‘lotes verticais’ inativos”, declararam os designers. “São as paredes paralelas dos edifícios que emergem e desaparecem à medida que os novos desenvolvimentos vêm e vão, fornecendo centenas de hectares de ‘terra’ disponível.”

A Framlab, porém, reconhece que essa não é a solução para o problema. “A grande extensão e complexidade da situação requer trabalho em um amplo nível de regulamentação e elaboração de políticas”, disse a equipe. “Mas é fundamental que a comunidade de design seja parte do processo.”

Com informações do Insider