Estudantes da USP participam de competição com ‘baja’ inovador

A Equipe Poli de Baja é formada por estudantes de engenharia da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo). Fundado em 2001, o grupo desenvolve anualmente um carro protótipo, conhecido como “baja”, para participar de competições nacionais e internacionais na categoria Baja SAE. Ao longo do projeto, os alunos conquistaram dois campeonatos nacionais e dois “top 10” em mundiais, além de mais de 80 troféus.

A próxima competição Baja SAE Brasil acontece nos dias 17 e 18 de outubro no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP). Nesta fase, outras faculdades de engenheira da região Sudeste também participam com seus carros.

Os alunos de engenharia desenvolvem um carro protótipo para competições nacionais e internacionais

Com o lema “Projetar, fabricar, quebrar e repetir”, a equipe conta atualmente com 21 membros da faculdade de engenharia da USP. “O projeto e a fabricação dos carros para as competições de protótipos baja no Brasil e nos Estados Unidos permite que os alunos coloquem em prática seus conhecimentos na área”, diz Gabriel Borrasca, capitão da Equipe Poli.

O grupo trabalha no desempenho dinâmico dos carros, com um dos bajas mais leves da história da competição, tendo em vista que o motor é o mesmo para as equipes de várias faculdades. Além do desenvolvimento do carro, os jovens atuam no planejamento e gestão de uma equipe de engenharia de competição.

A equipe é composta por 21 estudantes da Poli-Usp

Os protótipos da Equipe Poli podem ser definidos pelos 10 HP de potência, 140 kgs e velocidade máxima de 57 km/h em 100 mts. Os carros são temáticos e, a cada projeto, geralmente um por ano, eles recebem um nome e uma nova descrição. O último baja foi o “Poli Taurus”, que é um carro robusto, resistente e resiliente.

Para atingir o desempenho dinâmico dos bajas, a equipe utiliza softwares para uma série de modelos computacionais de seus mecanismos. Em relação aos carros convencionais de rua, os protótipos trazem muitas inovações, como o uso de placas solares, de uma interface piloto/carro capaz de ajustar o veículo apenas com a aproximação de uma pulseira, carenagens feitas de fibra de carbono e Kevlar (material dos coletes à prova de balas) e o uso de uma transmissão automática (CVT), semelhante à idealizada por Leonardo da Vinci.

Os protótipos trazem muitas inovações em relação aos carros convencionais de rua

Serviço:
Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sudeste
Data: 17 e 18 de outubro
Horário: A partir das 8h
Local: DCTA – Praça Marechal Eduardo Gomes, 50 – São José dos Campos (SP)
Mais informações: (12) 3947-6948
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