GM e Honda fazem parceria para produção de células de combustível

Dois gigantes da indústria automobilística mundial se uniram para desenvolver um sistema avançado de células de combustível de hidrogênio que será utilizado nos futuros produtos das duas marcas.

A norte-americana General Motors e a japonesa Honda anunciaram nesta segunda-feira uma joint-venture que irá operar dentro da fábrica de baterias da GM em Brownstown, Michigan.

A tecnologia avançada de célula de combustível será aplicada nos futuros produtos das duas empresas. A ideia é que a nova planta, denominada Fuel Cell System Manufacturing, LLC (“Manufatura de Sistema de Células de Combustível, LLC”, em português), comece a produzir em massa por volta de 2020.

Tecnologia avançada de célula de combustível será aplicada nos futuros produtos das duas empresas

Honda e GM vêm trabalhando juntas por meio de um acordo de colaboração anunciado em julho de 2013, que estabelece um convênio de codesenvolvimento para a próxima geração de sistemas de células de combustível e tecnologias de armazenamento de hidrogênio.

As empresas integraram as equipes de desenvolvimento e compartilharam conteúdo de propriedade intelectual para criar uma solução comercial mais acessível para a tecnologia, bem como para sistemas de célula de combustível e armazenamento de hidrogênio.

As duas marcas são líderes reconhecidas em tecnologias de célula de combustível com mais de 2.200 patentes, de acordo com o Índice de Crescimento de Patentes de Energia Limpa (Clean Energy Patent Growth Index). A GM e Honda aparecem no ranking como número 1 e número 3, respectivamente, em número de patentes de células de combustível registradas entre 2002 e 2015.

A tecnologia de célula de combustível aborda muitos dos principais desafios enfrentados pela indústria automotiva atualmente: dependência do petróleo, emissões, eficiência, autonomia e tempo de reabastecimento. Veículos movidos à célula de combustível podem operar com hidrogênio produzido a partir de fontes renováveis como eólica e biomassa. O vapor d’água é a única emissão de veículos desse tipo.