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Goma agrega empresas que empreendem em rede

No Rio de Janeiro, 64 profissionais que representam um total de 25 empresas deram ao conceito de empreender em rede uma existência prática. Com o desejo de trabalhar de forma colaborativa, o grupo deu forma a Goma, uma inteligência coletiva multidisciplinar que atende diversos clientes desde pequenas, médias e grandes corporações nacionais até diferentes esferas do governo.

Oficina de arte de rua na sede da Goma
Oficina de arte de rua na sede da Goma

“Somos um ecossistema de empreendedorismo em rede focado em inovação social. Nosso mix de produtos e serviços variam desde souvenirs sustentáveis –feito de materiais renováveis– até serviços de consultoria nas mais variadas áreas relacionadas a novas economias”, conta uma das cofundadoras, Ursulla Araujo, 33 anos.

Devido a ausência de regulamentação jurídica para negócios sociais no Brasil, a Goma foi registrada, em novembro de 2013, como associação privada civil. A sede funciona como um condomínio de instituições, com postos fixos e flexíveis de trabalho, salas multiuso e, futuramente, terá também um café-restaurante e uma oficina focada no desenvolvimento de novos produtos de design sustentável.

Facha do prédio da Goma, na região central do Rio
Facha do prédio da Goma, na região central do Rio

“A receita destas atividades realizadas em nossa sede realimenta a associação, remunera os empreendedores e reduz nosso custo operacional. Este ciclo virtuoso aumenta o lucro individual de cada empresa”, conta Tomás de Lara, 30, outro cofundador.

Para Lara, a Goma carrega no DNA uma abordagem “co-ownership”, onde as empresas que decidiram empreender em rede são suas próprias clientes. “Acreditamos que ao operar em conjunto nos tornamos mais competitivos e resilientes no desenvolvimento de novos produtos e serviços”, afirma Lara.

O grupo tem como objetivo criar um pólo de inovação e aprendizado tecnológico a partir do conhecimento gerado, sistematizado e distribuído na interação das diversas empresas.  “Assim os empreendedores terão oportunidade de desenvolver novos produtos e serviços com impactos positivos, a fim de ampliar nossa influência no mercado e na cidade onde estamos”, finaliza.