Foi anunciada no mês passado a segunda fase do projeto Hackatruck, um "caminhão tecnológico" que voltará às estradas para ensinar gratuitamente "internet das coisas" a estudantes. O nome é derivado das palavras em inglês "hack" (hackathon) e "truck" (caminhão).

Créditos: reprodução/Tadeu Segura/LinkedIn

Caminhão cruza o Brasil ensinando "internet das coisas" de forma gratuita a estudantes

Em operação desde 2014, o veículo desenvolvido pela IBM Brasil é um grande laboratório intinerante que possui uma sala de aula interativa. As informações são de Mauro Segura, diretor de marketing da empresa, e foram divulgadas no LinkedIn. O projeto oferece um curso de programação de seis semanas, teórico e prático, em todos os locais do país por onde passa.

O caminhão tem 70 m² e abre suas laterais para dar espaço a cadeiras, mesas, TVs, computadores, tablets, uma impressora 3D, uma lousa inteligente e retroprojetores. Além disso, há janelas que mudam de cor e se transformam em telas internas e externas.

Entre setembro de 2014 e dezembro de 2017, mais de 48 mil quilômetros foram percorridos, além de dez universidades em todas as regiões do Brasil. Aproximadamente 4.000 estudantes assistiram às aulas e workshops.

Segundo os gestores do projeto, o caminhão é um espaço onde os alunos podem desenvolver protótipos. Eles serão desafiados a criar projetos de saúde, educação, indústria 4.0, varejo, segurança, mobilidade urbana e sustentabilidade.

A rota dessa edição inclui 15 universidades, mas pode sofrer alterações. As aulas abordam linguagem de programação Swift para iOS e metodologias avançadas de desenvolvimento. Também serão realizadas palestras sobre inteligência artificial, computação quântica, blockchain e carreiras em tecnologia da informação.

Créditos: reprodução/Tadeu Segura/LinkedIn

Caminhão cruza o Brasil ensinando "internet das coisas" de forma gratuita a estudantes

Os interessados em participar deverão completar um curso de ensino a distância disponível no site do projeto. Os alunos com as melhores pontuações serão selecionados para as aulas presenciais no caminhão-escola. Saiba mais aqui. As inscrições podem ser feitas por meio deste link.

Veja mais informações no LinkedIn

Com fotos, alunos de escola pública mostram olhar sobre o Brasil

Rede Quem Inova

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Redação da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.