Joalheria diferente derrete armas para fabricar itens de beleza

Em 2012, o ativista social Peter Thum e a atriz de Hollywood Cara Buono –que, atualmente, está no elenco de “Stranger Things”– fundaram a joalheria norte-americana Liberty United. Essa, porém, não é uma joalheria comum. O trabalho que presta é derreter armas apreendidas pela polícia para transformá-las em acessórios de beleza.

Armas apreendidas pela polícia viram joias na loja Liberty United, dos Estados Unidos

O dinheiro resultante da venda das joias é revertido para entidades sociais dirigidas à redução da violência nos Estados Unidos. De acordo com informações de Fernando Moreira, do jornal “Extra”, os itens são vendidos a preço baixo. “Estamos tirando armas da rua e as transformando em joias, em nome da segurança das nossas crianças“, diz a página da Liberty United no Facebook.

Uma das armas entregues pela polícia e derretidas pela Liberty United para produzir joias

A joalheria funciona da seguinte forma: as polícias de Nova York, Filadélfia e Cook (Illinois) entregam as armas de fogo apreendidas para a Liberty United. As armas geralmente foram encontradas em operações ou ficaram “sem uso” após a condenação de seus antigos portadores. Elas são derretidas e o metal é entregue a designers parceiros da loja. O resultado: correntes, anéis, braceletes e brincos cheios de estilo e atitude.

Leia a reportagem completa no “Extra