‘País’ africano caminha para ser o 1º do mundo a abolir dinheiro

Não há muitas coisas nas quais a Somalilândia pode dizer ser líder neste mundo. Mas pagamentos virtuais parecem ser uma delas. Autodeclarada independente da Somália desde 1991 –mas ainda sem o reconhecimento da comunidade internacional– ela está no caminho de se transformar no primeiro país do mundo a abolir o dinheiro.

‘País’ africano caminha para ser o primeiro do mundo a abolir o dinheiro

De acordo com reportagem da “BBC”, seja em plena rua ou em um supermercado da localidade de Hargeisa, o pagamento via celular está rapidamente se transformando em padrão para os pouco menos de 4 milhões de habitantes.

‘País’ africano caminha para ser o primeiro do mundo a abolir o dinheiro

Essa mudança é parcialmente motivada pela rápida desvalorização da moeda local, o shilling, cuja cotação em relação ao dólar é assustadoramente baixa – são necessários 9 mil shillings para comprar um único dólar.

Além de ter sido devastada por uma guerra civil que ainda não foi totalmente resolvida, a Somalilândia também se complicou com uma política monetária por demais atrelada a interesses políticos, o que resultou em seguidas desvalorizações monetárias desde a criação do shilling, em 1994.

Leia a reportagem completa na “BBC