Sistema de carregamento de bagagem rende € 30 mil a alunos da FAU

Em um projeto desenvolvido por alunos de design da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP) venceu um concurso da Airbus pela idealização de um sistema de carga e descarga rápida de bagagens para porões de aeronaves e ganhou € 30 mil (cerca de R$ 96,1 mil).

Chamado de Levar, o objetivo do aparelho é reduzir o esforço físico realizado pelos aeroviários para carregar e descarregar as bagagens em aeronaves comerciais, diminuindo em até 30% o tempo de espera dos passageiros nas esteiras de restituição de bagagens. “A ideia veio a partir de uma pesquisa que fizemos sobre os problemas atuais da aviação. Soubemos que ela chegou ao fim quando nos deparamos com o trabalho dos carregadores de mala”, explica o grupo ao QI.

Da esq. para à dir., Caio Reis, Leornado Akamatsu, Marcos Phillipson, Felipe de Catro, da Airbus e mentor do projeto, Adriano Furtado e Henrique Corazza

O sistema é simples. Ele tem uma estrutura inflável coberta por placas rígidas que acompanham a forma do assoalho do porão do avião. Quando infladas ou desinfladas, fazem com que a parte anterior ou posterior do porão se incline, a partir de um controle presente no painel central.

Para encher o porão de malas, o funcionário dá o comando para inflar as bolsas de ar dianteiras de modo que o chão tenha uma leva inclinação para baixo e acomoda as bagagens na porta do compartimento e as empurra com uma pá especial. Ao mesmo tempo, o ar comprimido começa a soprar por debaixo do piso, deslizando as malas até o fim do porão. Para descarregar o avião, basta fazer o movimento inverso.

O Levar promete reduzir o esforço físico dos aeroviários diminuir em até 30% o tempo de espera dos passageiros nas esteiras

O grupo ainda está desenvolvendo um protótipo final. “Nós fizemos alguns testes de cada parte do produto separadamente. No momento, estamos procurando parcerias dentro e fora da universidade para poder construir o sistema de fato, e testá-lo em um ambiente real de trabalho”, ressalta o grupo.

Veja como funciona o sistema no vídeo abaixo.