A startup Piipee foi a vencedora do concurso Sustainable Brands Innovation Open 2016 (SBIO), promovido pela Report Sustentabilidade e pela ProjectHub,  dentro da programação da Sustainable Brands Rio 2016.

O evento reuniu no Rio de Janeiro empresas e líderes interessados em transformar os negócios utilizando a sustentabilidade, e considerou a proposta da empresa de Bento Gonçalves (RS) a que trouxe soluções mais alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU --que estabeleceu 17 metas globais para o desenvolvimento sustentável.

A Piipee desenvolve um equipamento que promete reduzir o desperdício de água com descargas no vaso sanitário. O dispositivo, acoplado ao assento, libera uma solução biodegradável que trabalha nas características físico-químicas da urina, removendo odor e bactérias. O produto é capaz de reduzir em até 80% o consumo de água no vaso. Veja como funciona:

Segundo Ezequiel Vedana, sócio-fundador da empresa, que nasceu em 2010, a ideia de criar algo que pudesse trazer benefícios para as outras pessoas e para o meio ambiente foi seu principal motivador.

Em 2015 a Piipee foi convidada pela ONU e o INPI Francês para representar o Brasil na COP21, o maior evento global de sustentabilidade. ''Estamos entre as 14 startups mais inovadoras do Brasil em 2016, e somos acelerados pela Startup Farm em parceria com o Google Brasil e a IBM'', conta Ezequiel.

Segundo ele, vencer o Sustainable Brands é um grande reconhecimento, e que deve abrir muitas portas. ''Fora que o evento contou com a presença de grandes marcas que estávamos há muito tempo tentando o contato e só conseguimos através dele''.

Se você, assim como Ezequiel, tem uma ideia e quer empreender, a dica que ele dá é começar. ''São muitas barreiras, o mercado é bastante competitivo e não ajuda muito. Precisamos de muitos empreendedores para movimentar o meio e mostrar todo o potencial que o Brasil tem''.

1/3

 

2/3

 

3/3

 

  •  

    1/3

  •  

    2/3

  •  

    3/3

Sobre a ProjectHub

A ProjectHub é uma rede global formada por Empreendedores Criativos e Investidores de Impacto para fomentar o ecossistema da Economia Criativa e garantir as melhores oportunidades para empreendedores, gerar valor para investidores e impactar positivamente a vida das pessoas, colaborando para a construção de uma sociedade mais inovadora, humana e sustentável. Atualmente possui quase 4.000 empreendedores cadastrados e 1.700 projetos criativos inscritos.