UFRJ ganha mais potente computador em universidades do país

O Coppe-UFRJ (centro de pesquisa em engenharia da Federal do Rio) inaugurou nesta quarta-feira o supercomputador Lobo Carneiro, o mais potente instalado em uma universidade federal do país.

Com capacidade de 226 teraflops, ele pode executar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo. Eficiência energética e operação remota são algumas das vantagens do supercomputador, que conta com um sistema de engenharia concebido exclusivamente para ele e que prescinda do acompanhamento presencial 24 horas por dia, como é a regra para os demais computadores de alto desempenho em atividade no Brasil.

Eficiência energética e operação remota são algumas das vantagens do supercomputador Lobo Carneiro

O supercomputador terá seu uso compartilhado por pesquisadores da Coppe, de outras unidades da UFRJ, centros de pesquisa de instituições e empresas públicas e privadas.

De acordo com a Coppe, o sistema de engenharia montado para o Lobo Carneiro não tem similar no país. Ele permite que o supercomputador prescinda do acompanhamento presencial, como é a regra para os demais computadores de alto desempenho em atividade no Brasil. Sua instalação é inédita do ponto de vista do controle e da automação.

Com informações da Agência Brasil