Vovó empreendedora cria franquia milionária cozinhando em casa

Cleuza de Freitas, de 65 anos, lançou a Vovó Kel, que faturou R$ 1,4 milhão no ano passado

A rede de franquias Vovó Kel vende salgadinhos e doces como coxinhas, kibes e churros. Com 18 unidades em funcionamento, a marca faturou 1,4 milhão de reais em 2015. O plano é chegar em 100 lojas até 2019.

É, com certeza, uma história de sucesso. Mas o que torna a Vovó Kel um caso especial, e inspirador, é a dona disso tudo: Cleuza de Freitas, de 65 anos. Depois de mais de quatro décadas trabalhando em casa e em pequena escala, Cleuza deu um passo maior em junho do ano passado: criou ama franquia com seus quitutes.

Cleuza começou a cozinhar para criar os três filhos. “Primeiro, decidi fazer bolos. Depois, salgados e doces também. Devagar, fui aumentando minha clientela”, afirma. Em 2014, ela decidiu abrir duas unidades próprias em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

A inspiração para a criação das lojas veio de Diego Melo, 23 anos, neto da empreendedora. “Percebemos que a qualidade dos produtos que ela fazia era alta e que poderíamos criar um negócio maior, em que os clientes pudessem se sentir como na casa da avó deles. Por isso, o nome da empresa é Vovó Kel”, conta Diego.

A primeira loja franqueada da Vovó Kel foi inaugurada em junho de 2015, em São José do Rio Preto. Atualmente, a rede tem 14 operações abertas, sendo uma em Mato Grosso do Sul e o restante em São Paulo. Outras 11 unidades em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso estão em processo de implantação. Entre junho de 2015 e junho de 2016, a Vovó Kel obteve um faturamento de R$ 1,4 milhão.

E segundo a empreendedora, a aposentadoria não está nos planos. “Eu acordo todo dia com muita vontade de trabalhar e criar novas receitas com muito amor e carinho. Não quero parar.”

Via PEGN/Exame