‘Xadrez no ônibus’ reúne alunos de escola pública de São Paulo

Na capital paulista, 40 alunos que participam de projetos de xadrez e de robótica educativa da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Anália Franco Bastos integraram o primeiro campeonato “Chess in Bus”, uma disputa de xadrez realizada dentro de um ônibus adaptado para a atividade.

Projeto de ‘xadrez no ônibus’ reúne alunos de escola pública da zona leste de São Paulo

A iniciativa foi resultado de uma parceria entre a Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha e o Espaço Cultural 2hype e aconteceu no dia 8 de junho. Hélio Cordeiro, responsável pelo 2hype, idealizou e organizou a atividade com o apoio dos professores Nelson Pascarelli e Denise Francine.

Projeto de ‘xadrez no ônibus’ reúne alunos de escola pública da zona leste de São Paulo

De acordo com Pascarelli e Francine, o projeto amplia a ação educativa para além das paredes da sala de aula, permitindo aos estudantes a vivência em espaços culturais diversificados, agregando novos conhecimentos e fortalecendo a socialização entre os alunos, os professores e a comunidade.

O Espaço Cultural 2hype é uma galeria de arte urbana em estilo “street village” localizada no bairro da Mooca, na zona leste. O local foi inaugurado no fim do ano passado.

Seminário

No próximo dia 15 de setembro, o CEU (Centro Educacional Unificado) Quinta do Sol, também em São Paulo, sediará o seminário de xadrez “Mentes em Ação”. O evento tem como objetivo promover discussões sobre os aspectos pedagógicos envolvidos no ensino de xadrez nas escolas.

O seminário terá um total de 400 vagas. As inscrições serão abertas a partir das 10h do próximo dia 13 e irão até as 10h de 3 de setembro. Os interessados poderão se inscrever por meio deste link. 

Com informações da Secretaria Municipal de Educação