Fotógrafo captura momento em que chá quente congela no ar

Você sabe o que acontece se jogarmos para o ar uma bebida quente em um ambiente externo com a temperatura de –40ºC? O fotógrafo canadense Michael Davies resolveu descobrir. O resultado é incrível.

Com ajuda de um amigo, ele conseguiu registrar um momento que une em uma só imagem a bela paisagem gelada canadense e o incrível efeito de congelamento instantâneo devido a temperatura negativa.

Os dois viajaram até um local que fica a cerca de 20 quilômetros ao sul do Círculo do Ártico, nas proximidades de Pangnirtung, uma comunidade onde o fotógrafo trabalhou nos últimos dez anos.

A foto captura o congelamento instantâneo de certa quantidade de chá que, ao ser arremessado para cima não tem nem mesmo tempo para respingar no chão e automaticamente se congela no ar, formando uma espécie de coroa de gelo e fumaça ao redor do sol, que se põe no horizonte.

A temperatura do local no momento da imagem estava cerca de -40ºC.

“Cerca das 13h, eu pulei na minha moto de neve, juntamente com o meu amigo Markus, e dirigimos 45 minutos para o topo de uma montanha nas proximidades, onde a luz (que é quase sempre rosa perto do solstício) teria atingido as colinas. Preparados com várias garrafas térmicas cheias de chá, nós começamos jogando e atirando o líquido para o ar. Nada foi ao acaso. Monitorizei a temperatura, esperei que o vento estivesse calmo e preparei os planos fotográficos. Até o sol no meio da dispersão foi intencional, apesar de ser impossível de controlar”, contou Michael ao site This Is Colossal.

Você outros trabalhos do fotógrafo Michael Davies no Flickr.