Homem mais velho do mundo a escalar o Everest quer esquiar no Himalaia

Escalar o ponto mais alto do planeta requer mais que preparo físico e fôlego. Sem coragem, ninguém chega ao topo do Everest. E não falta nada disso a Yuichiro Miura, que, aos 82 anos, já realizou a proeza não apenas uma, mas três vezes.

A primeira vez que o alpinista japonês visitou o topo do mundo foi em 2003, aos 70 anos. Na segunda, tinha 75 anos. O mais recente passeio pelos 8.848 metros da montanha foi no ano passado, aos 80 anos, e ele afirma que foi a última vez.

O atleta não pensa em desacelerar e se recusa a ser chamado de vovô pelos netos. Prefere “Super G”. Mas não têm sido tão calmos esses 82 anos. Ele sofre de arritmia cardíaca e já passou por seis cirurgias para corrigir o problema. “Esta é a única coisa errada comigo”, afirmou Miura ao jornal “Japan Times”.

Segundo seus médicos, ele não precisaria passar pela operação se seu esporte favorito fosse, por exemplo, o golfe.  Mas seus planos envolvem mais adrenalina.

“Eu quero esquiar o monte Cho Oyu, no Himalaia, quando tiver 85 anos, descendo de uma altura de 8.201 metros”, conta, acrescentando que os treinos para a expedição ao Nepal devem começar em 2015.

“Eu aprendi através de minhas experiências que trabalhar em direção a um objetivo de vida pode mudar quem você é”, diz Miura.”Quando eu era mais jovem, eu poderia subir três vezes mais rápido do agora, mas tudo bem. É importante definir suas próprias metas e trabalhar duro para alcançá-las.”

Nenhum outro homem de sua idade foi tão alto, mas tentou. Também em 2013,o nepalês Min Bahadur Sherchan, então com 81 anos e que vem disputando o recorde mundial com Miura desde 2008, teve de abandonar a escalada ao Everest.

Por QSocial

Com informações do “Japan Times”

*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.