Um mutirão de limpeza mobilizou voluntários no Parque Nacional de Jericoacoara (Parna Jericoacoara), no Ceará, no último no dia 22. O trabalho teve a colaboração de 88 pessoas, que percorreram o paraíso ecológico e turístico recolhendo resíduos.

Créditos: reprodução/ICMBio

Voluntários recolhem lixo deixado em Jericoacoara (CE); mutirões locais ocorrem com frequência

Essa história faz parte da série para o movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Em pleno ano eleitoral, o Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a também ser parte das soluções, e não do problema.

De acordo com informações do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), empresários locais doaram água, lanches e sacos de ráfia para ajudar na limpeza. Na primeira contagem do dia, foram registrados 66 sacos de lixo cheios, pesando 50 quilos cada um.

Créditos: reprodução/ICMBio

Voluntários recolhem lixo deixado em Jericoacoara (CE); mutirões locais ocorrem com frequência

Desde 2015, a comunidade local de Jericoacoara se mobiliza para realizar a atividade. Até 2017,  dois mutirões aconteciam anualmente, cada um abrangendo toda a unidade de conservação. Em 2018, a gestão do parque setorizou a ação, que ganhou quatro edições ao ano --cada uma em uma região específica do Parna.

Neste ano, um quinto mutirão também foi organizado por moradores e trabalhadores locais, no fim de abril. Na ocasião, 70 voluntários fizeram a coleta de mais de 200 sacos de lixo em apenas três horas.

O Parna Jericoacoara é o terceiro parque nacional mais visitado do Brasil, recebendo cerca de 800 mil turistas por ano, além dos 3.500 moradores locais. Na região, também existe uma usina de triagem de resíduos recicláveis regida por uma cooperativa de catadores, que mantém um projeto de coleta seletiva com 71 pousadas.

Com informações do ICMBio

População transforma área abandonada de BH em plantação

Rede Quem Inova

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Redação da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.