Com ajuda de arquitetos, paisagistas voluntários e empresas parceiras, a ONG Decor Social reforma e decora abrigos de crianças e adolescentes em São Paulo.

A iniciativa é dos amigos e designers Kátia Perrone, Vicente Parmigiani, Lucy Amicón e Andréa Bonventi.

Créditos: Maria Inês Antich

Fachada da Associação Maria Helen Drexel, projeto da arquiteta Elaine Vilela

Desde que foi criada, a ONG já reformou três abrigos na zona sul da capital paulista. Atualmente outros três projetos estão em andamento. Para 2019, o objetivo é reformar de oito a dez abrigos.

De acordo com Kátia, presidente da Decor Social, além do aspecto lúdico e de contato maior com a natureza, os projetos valorizam a decoração dos quartos, quase sempre impessoais, com fotos, placas com nomes e espaço para mensagens.

Créditos: Maria Inês Antich

Projeto das arquitetas Raquel Tejada e Ligia Bisconti

Em entrevista à revista “Casa & Jardim”, Kátia diz que um dos elementos que a ONG procura colocar em todos os projetos é uma churrasqueira, para incentivar a socialização.

Movimento Sou Responsável

Essa história faz parte da série para o movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Em pleno ano eleitoral, o Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a também ser parte das soluções, e não do problema.