Por quebra de estereótipo, Agência Mural recebe prêmio

A quebra de estereótipos das periferias de São Paulo representada pela Agência Mural será reconhecida neste ano com o prêmio Cidadão São Paulo. O evento acontecerá no Masp em 25 de janeiro, aniversário da cidade.

Agência Mural

A Agência Mural, agraciada na categoria Comunicação, reúne mais de 80 comunicadores das periferias, entre outros profissionais que fazem da capital paulista um lugar mais acolhedor, democrático, educado e criativo.

A iniciativa nasceu em 24 de novembro de 2010, a partir do blog Mural, com notícias das periferias da cidade. Foi fruto de um esforço coletivo de cerca de 20 integrantes, que tinham o objetivo de minimizar lacunas de informação relacionadas a essas regiões.

Hospedado desde o início entre a lista de blogs da Folha de S.Paulo, o site levou conteúdo exclusivo de áreas invisíveis à redação do jornal e aos seus leitores.

Comunicadores da Agência Mural

O grupo assumiu o compromisso de publicar uma reportagem por dia, de segunda a sexta-feira. Com isso, já venceu a barreira de mil histórias em quase cinco anos.

Mais de cem “muralistas”, como são conhecidos os correspondentes locais, já passaram pelo blog. Esses correspondentes, residentes dos bairros e cidades da região metropolitana que cobrem, são especialistas em suas regiões e usam as ferramentas do jornalismo de boa qualidade para contar histórias que ninguém conta.

Agência Mural

O prêmio

O Cidadão SP é a mais importante premiação da cidade para reconhecer personalidades responsáveis por ações criativas em São Paulo e é promovido pelo Catraca Livre por meio do ReciproCidade, seu programa de estímulo a iniciativas criativas de impacto social.

Em edições anteriores, o prêmio já condecorou Danilo Miranda, do Sesc, Jairo Marques, da Folha de S.Paulo, Antonio Nóbrega, do Instituto Brincante, Roberto Kikawa, do projeto Cies, e Paulo Saldiva, da USP.

O evento sempre acontece em um local que representa um ou mais vencedores e é fechado para convidados. Neste ano, acontecerá no Masp, ponto de atuação da Emesp. Cada um dos premiados fará uma pequena apresentação. Será executada pela primeira vez uma música em homenagem a São Paulo, composta pelo sambista Toninho Geraes em parceria com Chico Alves. A intérprete é Irene Atienza, uma espanhola que mora na capital paulista.

Este evento conta com o apoio da ITS Online.