A pequena Manuela Gomes Menassa, que tem 4 anos e mora em Sorocaba, no interior de São Paulo, fez uma ação que deixaria muitos adultos admirados. Em vez de pedir presentes aos convidados de sua festa de aniversário, ela pediu que eles doassem ração para animais abandonados da cidade.

Créditos: reprodução/Hypeness

Para ajudar bichos sem dono, menina de Sorocaba (SP) troca presentes de aniversário por ração

A campanha nasceu quando os pais da pequena Manuela lhe perguntaram o que gostaria de ganhar de presente. Foi quando ela disse que preferia a ração em vez de brinquedos, de acordo com informações do site Hypeness.

Créditos: @inventbart/iStock

Para ajudar bichos sem dono, menina de Sorocaba (SP) troca presentes de aniversário por ração

A família, então, transmitiu o desejo da garota aos convidados do evento. Na festa, foram arrecadados 62 quilos de comida para cachorros e 11 quilos de ração para gatos.

Alguns amigos de trabalho da avó de Manuela, além de outras pessoas que não participaram do aniversário, também resolveram colaborar fazendo doações para a causa.

Todos os itens arrecadados serão entregues a uma instituição local de proteção aos animais. A aniversariante fez questão de avisar que quer participar da entrega dos alimentos para poder conhecer os gatos e os cães que moram no abrigo.

Assim como Manuela, muitas crianças estão dando exemplo de responsabilidade social aos adultos e realizando ações admiráveis como essa. Ainda bem que eles são o futuro do país!

Movimento Sou Responsável

Essa história faz parte da série para o movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Em pleno ano eleitoral, o Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a também ser parte das soluções, e não do problema.

Leia a reportagem completa no Hypeness

Menino adotivo faz aniversário e pede comida para crianças órfãs