A música foi a porta de entrada para cativar alunos de uma escola de ensino fundamental na zona leste de São Paulo em relação à literatura, poesia e questões sociais.

É o que mostra o projeto Arte e Intervenção Social, criado pelo professor de língua portuguesa Daniel Carvalho de Almeida na EMEF Aurélio Arrobas Martins, em Itaquera.

Créditos: Reprodução/YouTube

O professor Daniel com alunos da escola Aurélio Arrobas Martins, em Itaquera

O professor conseguiu despertar nos alunos o interesse e o gosto pela literatura, a poesia e a criação literária. Agora, eles escrevem poesias e textos, e já publicaram dois livros.

O primeiro, “Entre versos controversos”, foi lançado em julho de 2014. O segundo, “Entre versos controversos – O canto de Itaquera”, foi lançado no ano seguinte.

“O sucesso do projeto foi tamanho que além da publicação dos livros, os alunos passaram a receber convites para apresentações culturais e saraus”, diz Daniel.

O projeto ganhou o Prêmio Paulo Freire de Qualidade de Ensino Municipal em 2015.

O trabalho está sendo o foco do mestrado profissional que o professor Daneil desenvolve na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP, que visa a capacitação de professores de língua portuguesa para o exercício da docência no ensino fundamental.

Com informações da Agência USP