Política não é apenas feita a cada dois anos pressionando a tecla verde na urna eletrônica. Depois do voto é importante saber o que o candidato está fazendo no exercício do seu cargo. Muitos sequer lembram do candidato eleito, saber se ele cumpriu ou não suas promessas parece ser uma missão impossível.

Foi pensando em facilitar este trabalho que a ferramenta de monitoramento Newsmonitor lançou a Newsletter Incancelável. Com este recurso, criado em parceria com a agência digital LiveAD, o eleitor poderá aumentar o nível de consciência de sua decisão, recebendo um boletim com os principais conteúdos sobre os candidatos escolhidos.

Até a o dia da eleição, o eleitor pode mudar os candidatos. E depois de votar, receberá a newsletter mês a mês, sem a possibilidade de cancelamento.

Para ter acesso à Newsletter Incancelável basta realizar um cadastro simples no site newsletterincancelavel.com.br. Após a confirmação do cadastro, o eleitor passa então a receber informações sobre os escolhidos.

A Newsletter Incancelável tem um processo cuidadoso de curadoria de suas publicações e notícias. A ferramenta analisa cada notícia com base numa série de métricas que indicam sua importância e relevância.

Entre os aspectos considerados estão: o número de publicações similares, a quantidade de compartilhamentos do conteúdo nas principais redes sociais e a importância e visibilidade do veículo onde foi publicada a notícia.

Desta maneira, qualificando a informação, a newsletter contribui para melhorar a cidadania e qualidade do debate político no Brasil. Afinal, como diria o historiador britânico Arnold Toynbee, "o maior castigo para quem não se interessa por política é que serão governados por aqueles que se interessam".