App ajuda crianças refugiadas sírias a aprender novas habilidades

A ONG International Rescue Committee (IRC) está ajudando pais de crianças refugiadas sírias a aprender novas habilidades em meio à realidade conturbada que essas famílias vivenciam.

Protótipo do aplicativo móvel Vroom para famílias de refugiados sírios

A IRC fez parceria com a plataforma móvel educacional Vroom para fornecer a esses pais ferramentas para transformar experiências cotidianas em momentos de “criação cerebral” com seus filhos. Por meio de um programa piloto lançado no início deste ano na Jordânia e no Líbano, a IRC envia dicas, técnicas e atividades das famílias sírias deslocadas que podem ser acessadas em dispositivos móveis.

Os resultados do programa foram publicados em um novo relatório na semana passada, mostrando que, com vídeos, Facebook, WhatsApp e outros meios digitais, essa iniciativa pode promover o aprendizado e oferecer um ambiente mais estável e enriquecedor para os cuidadores de refugiados e seus filhos.

Página do app no Facebook mostra algumas atividades possíveis

A Vroom foi criada pela primeira vez pela Fundação Bezos Family para ajudar as famílias de baixa renda nos Estados Unidos a transformar momentos compartilhados em aulas educacionais, seja nas refeições ou na hora do banho.

A IRC trabalhou com a Vroom para adaptar essas dicas e atividades aos refugiados e as traduziu para o árabe especialmente para o uso das famílias sírias.

Imagem de um dos vídeos animados do IRC, adaptados do Vroom

Ao dobrar roupas, por exemplo, os pais podem ensinar formas diferentes para suas crianças, ou podem usar diferentes nomes de comida em um mercado, perguntando a uma criança com quais letras elas começam.

Um vídeo mostra uma mulher chamada Umm Abdullah e sua filha, Sadal, apresentando um jogo chamado “Stacking Time”, no qual uma criança pode aprender com louças de tamanhos diferentes enquanto seus pais cozinham ou limpam.

Essas ideias e exercícios podem parecer simples, mas podem ter um imenso impacto no desenvolvimento infantil em um ambiente difícil. Essas crianças conhecem apenas a violência, a pobreza e o deslocamento, o que geralmente impede o acesso à educação tradicional e aos serviços sociais. As dicas da Vroom adaptadas à IRC podem ajudar os pais a preencher algumas lacunas.

Leia a reportagem completa no Mashable