As bibliotecas públicas de São Paulo oferecem atrativos que vão muito além dos livros. São tantos endereços e tantas opções de atração que escolher um local, às vezes, é um trabalho difícil. Para facilitar a tarefa de achar a biblioteca pública "do coração", está no ar a Biblioteca Virtual.

Créditos: reprodução/Biblioteca Virtual

Site apresenta biblioteca pública de São Paulo mais próxima de você; veja como acessar

Trata-se de um guia completo disponibilizado pelo governo estadual. A ferramenta apresenta as informações mais importantes das bibliotecas de São Paulo. Podem ser encontrados dados como localização, contato e temática do ambiente procurado. Encontre a biblioteca mais próxima de você por meio deste link.

Por meio do guia, é possível saber, por exemplo, que o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano é uma biblioteca dedicada a áreas do conhecimento como direito, economia, matemática, relatividade e astronomia.

Créditos: reprodução/Siseb

Sistema Estadual de Bibliotecas (Siseb) é voltado a bibliotecas do interior e do litoral do Estado

Já no caso de bibliotecas do interior e do litoral do Estado, há uma outra forma de estudantes e professores consultarem endereços e outras informações. Eles devem acessar o Sistema Estadual de Bibliotecas (Siseb).

Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, esse sistema disponibiliza uma ferramenta de pesquisa em que é possível obter, além dos endereços, os contatos, os horários de atendimento e dados sobre o acervo e a infraestrutura das bibliotecas de cada município.

Se sua paixão é mesmo os livros, se liga nesta outra novidade: milhares de livros antigos de arte dos maiores museus do mundo estão disponíveis para download. Eles foram digitalizados e disponibilizados on-line. São 100 mil obras "escaneadas" pelo portal de pesquisas Getty. Algumas são verdadeiramente raras e singulares.

Com informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Menino louco por leitura organiza feira de troca de livros em SP