‘Cursinho social’ beneficia jovens negros de município baiano

O Quilombo Educacional Kabengele Munanga é um cursinho preparatório para o Enem que beneficia os jovens negros do município baiano de Cachoeira e região. A população negra local é de 87% e o índice de pobreza, 41,75%.

O curso leva o nome do professor Kabengele Munanga, graduado em antropologia cultural no Congo e doutor em ciências sociais pela USP (Universidade de São Paulo). Em 1997, tornou-se livre docente.

‘Cursinho social’ beneficia jovens negros de município baiano

Os organizadores do cursinho iniciaram uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse para manter o projeto. A meta é angariar R$ 30 mil. Os interessados podem contribuir clicando aqui.

Algumas das ideias são ampliar a atuação do Quilombo Educacional Kabengele Munanga –inclusive incorporando alunos da zona rural– e investir em novas tecnologias e em materiais para os estudantes.

Professor Kabengele Munanga

Atualmente, os gastos da organização do curso englobam aluguel, energia e limpeza de sede própria; projetor, telão e computador; acesso à internet; transporte de professores de outras cidades e de alunos de comunidades quilombolas; e materiais didáticos e de papelaria.

Quem doar, pode receber recompensas como canecas, azulejos decorativos, copos, fotos e mensagens dos alunos.