Muito tem se falado sobre o tema das escolas sem partido. Mas, afinal, a educação política dos brasileiros também é papel das faculdades e universidades --ou não? Você também pode opinar participando da enquete on-line "Vota Certo Brasil".

Créditos: smartboy10/iStock

Enquete trata do papel do ensino superior na formação política do brasileiro

Proposta pelo presidente do conselho de administração da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), Gabriel Mario Rodrigues, no blog que alimenta semanalmente no portal da associação, o objetivo da pesquisa é discutir a participação das faculdades em um projeto de desenvolvimento nacional que contemple soluções para a crise política no Brasil.

Também quer levantar questões como a importância dessas instituições na formação ética das pessoas.

As primeiras opiniões enviadas apontaram uma preocupação sobre a capacidade de o brasileiro discutir e partilhar metas. “Pelas respostas, ele está perdendo totalmente seu modo de lidar com ideias diferentes e ter uma causa comum para defender”, diz Rodrigues.

“Votar certo requer um conhecimento profundo sobre o sistema político brasileiro, um pensamento crítico e analítico e visão dos impactos das soluções ofertadas pelos candidatos, bem como capacidade de decidir e de sustentar a posição tomada”, afirma o presidente do conselho de administração.

Por QSocial