O Instituto Pandavas, de Monteiro Lobato (SP), é responsável por organizar anualmente o seminário pedagógico Rumos Abertos, que reúne especialistas em educação e instituições que realizam trabalhos inovadores na área. Mas o instituto, hoje, corre o risco de fechar e, com isso, o encontro pode acabar.

Créditos: reprodução/Kickante

Instituto que faz seminário de inovação educacional pode fechar

O evento tem como objetivo a troca de experiências e a disseminação de novas práticas pedagógicas, além da transformação de educadores. Para organizar essa e outras ações, o Pandavas contava com um financiador até 2008, mas hoje sobrevive com doações e com o trabalho de voluntários.

Para se manter e, por exemplo, ampliar os seminários de modo a alcançar maior número de interessados, a entidade realiza uma campanha de crowdfunding que dura até o próximo dia 18 de janeiro.

Créditos: reprodução/Kickante

Instituto que faz seminário de inovação educacional pode fechar

O Pandavas começou como um lar assistencial em 1978 e, atualmente, é conhecido pela formação inovadora de centenas de jovens --muitos estudaram gratuitamente ou contribuíram conforme a renda familiar.

A instituição, que funciona em um sítio, decide em assembleias as regras de convivência e a busca de solução para os problemas que afetam a comunidade. Em 2016, recebeu o reconhecimento do MEC como escola inovadora.

Créditos: reprodução/Kickante

Instituto que faz seminário de inovação educacional pode fechar

A campanha visa também ao pagamento e à contratação de funcionários, à reforma do instituto e à manutenção do projeto Trilha Escolar --atividades em grupo em sua grande área preservada que, em 2009, recebeu selo de reserva da biosfera da Mata Atlântica concedido pela Unesco.

Saiba mais sobre o Pandavas no Facebook e no YouTube.

Dupla cria projeto climático e quer capacitar alunos brasileiros

Rede Quem Inova

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Redação da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.