Escola no DF não tem provas e apoia projetos ligados à comunidade

A Comunidade de Aprendizagem Paranoá (CAP), que fica na cidade de Paranoá, a 25 km de Brasília, é uma escola com uma proposta diferente das que costumamos ver nos colégios tradicionais.

Projeto da CAP foi inspirado na Escola da Ponte (foto), experiência pedagógica de Portugal

Ali, a ideia é que os conteúdos sejam estudados de forma mais natural, sem a realização de provas e com o incentivo a projetos individuais e coletivos –os temas da comunidade são trabalhados e acompanhados por atividades, oficinas, discussões coletivas e saídas de campo. As informações são do site Pragmatismo Político e foram reproduzidas pelo site Razões para Acreditar.

O local de aprendizagem é um grande espaço, em vez de um prédio educacional comum com turmas e salas de aulas separadas. Funciona em um galpão cedido pela Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal.

Projeto brasileiro da CAP, no DF, foi inspirado na Escola da Ponte (foto), uma célebre e radical experiência pedagógica de Portugal

A proposta foi de seis professoras da cidade que concluíram que o modelo atual pedagógico não estava funcionando a contento. Elas chegaram a essa conclusão observando falta de interesse, alta evasão e condições sociais desfavoráveis para os estudantes brasileiros.

Professores da UnB (Universidade de Brasília) estão dando apoio ao projeto, inspirado na Escola da Ponte, uma célebre e radical experiência pedagógica de Portugal.

Propostas como essa têm surgido no Brasil de forma mais frequente. É o caso de um colégio no Tocantins cujo projeto foi eleito o melhor do mundo. É um espaço educativo na Fazenda Canuanã, na zona rural de Formoso do Araguaia, que recebeu o prêmio de Melhor Edifício de Arquitetura Educacional do mundo, da Building Of The Year, e também tem pedagogia inovadora.

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