Um projeto chamado Empreendedoras Populares tem como objetivo reposicionar mulheres ambulantes do Rio de Janeiro e torná-las bem-sucedidas mulheres de negócios. As inscrições para as interessadas pela formação gratuita duram até a próxima segunda-feira (16).

Créditos: @luoman/iStock

Curso gratuito de negócios ajuda mulheres ambulantes no Rio de Janeiro; saiba como se inscrever

O curso é realizado pelo coletivo Gênero Importa? e oferece, ao todo, 50 vagas. Podem participar mulheres cariocas, dos 18 aos 60 anos de idade e atuação comprovada nas ruas da cidade.

São cinco módulos que possibilitam a reflexão sobre a atuação como camelô, o aprendizado de estratégias e ferramentas de gestão e de marketing e a identificação de oportunidades. “A melhor qualificação possibilitará um incremento de renda e mais chances de formalização e acesso ao crédito”, afirma Elizete Ignácio, do Gênero Importa?.

Cada participante inscrita construirá um mapa de sua trajetória, com registro e descrição que darão início ao planejamento de novas ações.

Serão abordados, ainda, temas como técnicas de vendas de produto, relacionamento com o público, relação de consumo, compras, formação de preço, estoque, cadeia produtiva, “fair trade”, economia circular, controle de finanças, fluxo de caixa e economia compartilhada.

De acordo com Flávia Domingues, também integrante do coletivo carioca, o conteúdo e a linguagem foram desenhados especificamente para essas mulheres, “de forma que elas absorvam as informações de maneira simples e que possam aplicar sem muita firula”.

Créditos: @peeterv/iStock

Curso gratuito de negócios ajuda mulheres ambulantes no Rio de Janeiro; saiba como se inscrever

A jornada das camelôs também poderá ser acompanhada pelas redes sociais e no site do projeto. As inscrições podem ser feitas por meio deste link. A formação Empreendedoras Populares está acontecendo inicialmente no Rio de Janeiro, mas o grupo tem a intenção de levá-la a outras capitais, após esse período de validação.

Ex-camelô abre segundo negócio após criar franquia de R$ 65 mi

Rede Quem Inova

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Redação da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.