Ilustrador usa café para criar verdadeiras obras de arte

O ilustrador Rodolfo Guarnieri, 35 anos, usa um produto inusitado para criar suas ilustrações que são verdadeiras obras de artes. No lugar da tinta, o artista campineiro usa o café. Sim, você não leu errado! É café.

O que começou como uma brincadeira nos coffeebreaks durante o trabalho, acabou virando uma série e material para uma futura exposição.

Arquiteto de formação, com especialização em cinema e animação pela London College of Communication, em Londres, Guarnieri conta que a paixão por desenhar surgiu ainda criança.

“Como ilustrador, trabalho muito com storyboards para mercado publicitário, mas sempre mantive, em paralelo, o interesse por projetos pessoais”, diz o artista campineiro, radicado em São Paulo.

As ilustrações da série Coffeesketches surgiram como uma brincadeira para aliviar as longas jornadas de trabalho.  São animais, ídolos da música, ícones e cenas de cinema, paisagens e mulheres nuas.

“Os sketches [esquete, na tradução livre] rápidos, sujos, tinha o intuito justamente de brincar, soltar a mão, experimentar e me sujar um pouco… para não ficar preso aos tais desenhos ‘limpos’”, explica Guarnieri.

Os desenhos postados na internet despertaram o interesse de amigos, que passaram a fazer encomendas. Como eram sketches rápidos, muitos acabaram não resistindo a ação do tempo e ‘sumira’. Daí surgiu a necessidade de levá-los para papéis próprios, para aquarela e agora telas.

“É claro que não sou o primeiro artista a utilizar café –ou outros alimentos. A ideia nunca foi essa. Mas pelo que tenho pesquisado, e obtido em feedbacks, sou um dos mais prolíficos”, diz o ilustrador.

A nova safra de ilustrações é mais rica em detalhes e ganhou uma técnica “ultrassecreta” para que o café dure mais, revela Guarnieri. Já sobre a ideia da exposição, ele diz que ainda não tem data marcada e local definido.