Jogos digitais elevam aprendizado de matemática, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada com quase 60 mil alunos brasileiros mostra que os jogos digitais elevam o nível de aprendizado e de interesse pela matemática nas escolas brasileiras. É o que afirmaram 91% dos estudantes entrevistados pela empresa israelense Matific, especializada em gamificação para o ensino matemático.

Segundo os alunos, o sistema de jogos virtuais retira da matemática o rótulo de “vilã” e a transforma na “queridinha” nas atividades escolares.

Com o uso de tecnologia em salas de aula, disciplina deixa de ser a vilã e torna-se a “queridinha” dos alunos brasileiros

De acordo com a pesquisa, que ouviu alunos da rede pública e do sistema privado de ensino, de 5 a 12 anos, além de 2 mil professores, do ensino fundamental até o sexto ano, 83% dos estudantes afirmaram que passaram a “amar” a disciplina com a plataforma de gamificação.

Fato também comprovado pelas respostas de 99,5% dos docentes, que disseram que os alunos agora têm mais interesse graças à ferramenta.

Para a psicopedagoga Ana Paula Carmagnani, consultora da Matific Brasil, é preciso mudar a maneira de ensinar matemática.

“O mundo evoluiu, ensinar matemática de forma rígida, baseado em decorar e memorizar, além de não funcionar, assusta. Os alunos precisam entender de forma prática como a matemática afeta a nossa vida no dia a dia e nada melhor do que jogos educacionais para demonstrar isso”, diz.