Uma boa educação é essencialmente importante para aqueles que procuram uma solução para superar a pobreza. Infelizmente, em muitas partes da Índia, há uma grande escassez de materiais escolares básicos, como a falta de mochilas e estojos, e uma estrutura de mesas e cadeiras insuficientes e precárias para todos os alunos das escolas localizadas nas regiões mais carentes do país.

Para resolver este problema com apenas uma cajadada, a ONG Aarambh criou uma solução prática, rentável e inovadora que vem sendo uma ação impressionante nas comunidades rurais indianas. Utilizando resíduos de papelão descartados, os voluntários da organização sem fins lucrativos  criam pequenas mochilas escolares que descompactam em pequenas mesas.

O processo é bem simples: a Arambh primeiramente recolhe caixas de papelão velhas encontradas em centros de reciclagem, escritório e lojas de varejo e as cortam de forma que tenham o formato de sacola dobrável para guardar os materiais e, ao mesmo tempo, ser utilizada como uma pequena mesinha.

Além de melhor a postura das crianças que as utilizam, o mais importante é que o material reciclado pode ser adaptado ao chão das escolas, e não necessariamente precisar de uma cadeira para que as crianças se sintam confortáveis.

O custo total para fazer as chamadas 'help desks' é de apenas US$ 0,20 (R$ 0,50) e elas estão sendo distribuídas na comunidade rural de Maharashtra, o segundo Estado mais populoso da Índia.