Programa incentiva uso de calculadoras científicas nas escolas

Um projeto está estimulando o uso de calculadoras científicas dentro das salas de aula de escolas públicas brasileiras.

A iniciativa, voltada aos níveis fundamental e médio, é da empresa Casio Educação, que oferece treinamento a professores de todo o país. A ideia é incentivar o uso não só em disciplinas de ciências exatas, mas também no ensino de geografia e biologia.

Programa incentiva uso de calculadoras científicas nas escolas

Segundo a empresa, a tecnologia ajuda a ampliar horizontes de análises sociais a partir do cruzamento de estatísticas.

O programa é desenvolvido por meio de oficinas, que ajudam a adaptar o uso da calculadora em cada uma das disciplinas. A Casio fornece material de apoio com propostas didáticas baseadas na grade curricular já trabalhada pelo professor.

Após oferecer a capacitação, a empresa acompanha os docentes em sala de aula, para ajudá-los a aplicar o método.

Programa incentiva uso de calculadoras científicas nas escolas

Para atrair a atenção dos estudantes, situações reais são estrategicamente utilizadas. Assim, é possível, por exemplo, encontrar a probabilidade de se ganhar na loteria.

A Casio oferece esse treinamento em escolas de vários países. No Brasil, um programa piloto foi iniciado em abril de 2016 e já capacitou mais de 200 docentes, impactando mais de 2.000 alunos de escolas públicas paulistas.

Todo o conteúdo disponibilizado nos workshops para os professores também está acessível na internet. No link, os professores podem baixar os conteúdos desenvolvidos para as disciplinas de matemática, física, química, biologia e geografia, adaptados para o uso da calculadora científica.

E você, é contra ou a favor dessa iniciativa? Deixe seu comentário!