Uma selfie “feita” por um macaco pode parar na Justiça.  O fotógrafo britânico David Slater está pedindo que a Wikipedia retire do site a foto do primata, alegando que a empresa está ferindo os direitos autorais da imagem.

A foto em questão é de 2011 e foi feita por primatas da espécie Macaca Nigra, que pegaram o equipamento do fotógrafo e tiraram centenas de selfies durante uma expedição na Indonésia.

A Wikipedia afirma que o direito autoral pertence ao macaco e não ao fotógrafo, já que quem apertou o botão foi o animal. Slater afirmou ao jornal “Daily Telegraph” que vai processar o site. Segundo ele, mesmo com a popularidade da imagem, a selfie não tem rendido dinheiro, pois qualquer pessoa pode usá-las sem pagar royalties.

A questão tem divido a opinião dos internautas num fórum de discussão aberto na Wikipedia. Para alguns, os direitos pelas imagens são do fotógrafo britânico. Já outros argumentam que ela não foi criada por um humano e, por esse motivo, ninguém possui direitos autorais sobre ela.

Apesar do tom sério da discussão, os usuários aproveitaram para brincar com a questão. “Mantenha, ao menos e até que o macaco ou seus representantes legais apareçam com o pedido de direitos autorais”, escreveu um deles.

Para você, as imagens pertencem ao fotógrafo ou aos macacos?

Com informações do jornal “O Globo”