Uma lavadora de roupas realmente inovadora e sustentável

Todo ano os fabricantes de máquinas de lavar desenvolvem um produto “inovador” com recursos infinitos e modernos. Mas a verdade é que pouca coisa mudou e o processo ainda é o mesmo desde os anos 50: Bastante sabão e muita água; muita água mesmo.

Um ciclo simples de lavagem gasta em média 118 litros de água. E como todos nós sabemos, a água do mundo é um recurso que já está virando escasso em alguns lugares do mundo. A crise hídrica que São Paulo atravessa é um bom exemplo. A Xeros veio para mudar esse panorama.

A partir de experimentos para o mercado têxtil com esferas de polímeros, os desenvolvedores descobriram que elas conseguiam absorver a sujeira das roupas de uma forma extremamente eficiente, a nível molecular, e assim criaram uma máquina de lavar que utiliza milhares dessas bolinhas, que são reutilizáveis, metade da quantidade de detergente e 72% menos água de uma máquina normal.

Além da Xeros ser boa para o planeta e para o seu bolso, ela economiza tempo e dinheiro. Como as quantidades de água e detergente usada é pouca, você pode colocar todas suas roupas juntas num só ciclo, sem manchar as roupas brancas.

Segundo os desenvolvedores, o produto se mostrou eficaz em todos os testes e dentro de dois ou três anos você poderá ver uma dessas à venda, o que atraiu a atenção das grandes marcas. O painel administrativo da empresa, que tem o mesmo nome do produto, conta com executivos de empresas como GE e P&G, uma prova de que o mercado está tentando se ajustar ao modelo sustentável.

Via 3MInovação