Um item feito com matérias-primas biodegradáveis começou a ser vendido no Brasil no mês passado, segundo informou reportagem do "Ciclo Vivo". Trata-se da Keep, embalagem ecológica desenvolvida pelo casal Lucas Bastos e Carla Enero, de Joinville (SC).

Créditos: divulgação

Casal brasileiro cria embalagem vegana que pode durar até um ano

O produto pode substituir o plástico filme (PVC) e o papel-alumínio no acondicionamento de alimentos. Ele é fabricado com tecido 100% algodão, mel ou cera de carnaúba (na versão vegana) e resina de árvore. É reutilizável e pode durar até um ano.

A Keep serve também para embalar barras de sabonete usadas em viagem e para substituir as embalagens descartáveis na pesagem de produtos a granel.

Bastos e Enero explicam que se inspiraram em uma embalagem similar conhecida na Austrália, país onde moraram durante o ano de 2015.

Créditos: divulgação

Casal brasileiro cria embalagem vegana que pode durar até um ano

Segundo eles, a fina película que envolve o algodão é respirável, mantendo o alimento hidratado dentro da embalagem. “Lembramos que a cera de abelha tem propriedades antibacterianas, o que ajuda a preservar por mais tempo os alimentos”, complementa Lucas.

O item possui um aroma agradável, devido às matérias-primas usadas na sua fabricação. Para higienizar, basta limpar suavemente com um pano úmido e deixar secar à sombra. Quando não puder mais ser reutilizado, pode ser descartado na lixeira ou destinado à compostagem.

Créditos: divulgação

Casal brasileiro cria embalagem vegana que pode durar até um ano

O produto pode ser encontrado nos tamanhos P (18 cm x 20 cm), M (25 cm × 28 cm), G (33 cm x 35 cm) e XG (38 cm x 47 cm) e é vendido separadamente ou em kits com três unidades. Os preços variam de R$ 14,90 a R$ 75 (valor do kit com três unidades do tamanho G), sem valor de frete incluído.

Inicialmente, as vendas estão sendo feitas pela página da marca no Facebook e no Mercado Livre. São aceitos pedidos de todo país.

Leia a reportagem completa no "Ciclo Vivo"

USP pesquisa embalagem comestível e biodegradável