Cientistas criam micro sensores para captar dados do corpo humano

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), estão desenvolvendo sensores sem fio do tamanho de um grão de poeira para serem implantados dentro do corpo e seguir a atividade neural em tempo real.

O dispositivo pode ser usado para monitorar ou tratar uma série de condições, incluindo epilepsia e controle de próteses da próxima geração.

Cientistas estão desenvolvendo sensores sem fio do tamanho de um grão de poeira para serem implantados dentro do corpo

Os sensores foram testados com sucesso em ratos. Os pesquisadores acreditam quem dentro de dois anos eles poderão ser testados em humanos.

As atuais tecnologias médicas empregam uma variedade de eletrodos ligados por fios em diferentes partes do corpo para monitorizar e tratar condições que variam desde arritmia cardíaca a epilepsia. A ideia aqui, de acordo com Michel Maharbiz, professor de engenharia elétrica e ciência da computação da universidade, é tornar essas tecnologias em sem fio.

Os novos sensores não têm necessidade de fios ou baterias. Eles usam ondas de ultrassom tanto para energia como para captar dados a partir do sistema nervoso.

Com informações da Reuters