Uma empresa israelense criou um aparelho que promete aliviar os sintomas causados pelo movimento em barcos, aviões ou automóveis, como náuseas e tontura.

O MotionCure, desenvolvido pela Sidis Labs, é um tipo de colar cervical e travesseiro de avião que transmite pulsos elétricos ao cérebro pelo nervo na parte posterior do pescoço e pelo sistema interno do ouvido --uma cadeia de nervos, canais e fluídos que dá ao cérebro a sensação de movimento, equilíbrio e orientação.

As frequências enviadas ao cérebro auxiliam a reduzir a náusea e a tontura causadas pela falta de compatibilidade entre o que os olhos veem e o que é sentido pelo sistema interno do ouvido e enviado ao cérebro.

Segundo a empresa, o aparelho também é indicado para pessoas que têm câncer e fazem quimioterapia. Um grupo de apoio relatou que uma paciente pôde finalmente andar de carro sem se sentir mal e manter seu equilíbrio ao andar, graças ao aparelho.

O dispositivo custa US$ 149 (cerca de R$ 490) e está à venda no site da empresa (www.sidislabs.com), que entrega no Brasil.