Levantamento da AB Startups (Associação Brasileira de Startups) aponta que existam cerca de 10 mil pequenas empresas do tipo em atividade no país. À frente desses empreendimentos estão jovens com idades entre 20 e 23 anos, que essencialmente têm formação em áreas como tecnologia, marketing ou administração.

Mas engana-se quem pensa que startup é algo apenas para jovens. É o caso Ivan Moura Campos, 70 anos, que há um ano fundou a Zahpee, empresa especializada em social big data, coleta e processamento de conteúdo postado nas mídias sociais em tempo real.

Eduardo Rocha/RR

Créditos: Eduardo Rocha/RR

Ivan Campos, 70, que há um ano fundou a Zahpee, empresa especializada em social big data

Por trás das ideias inovadoras da Zahpee, sediada em San Pedro Valley, região de Belo Horizonte (MG) que reúne empreendimentos digitais, está um dos mais ativos e importantes nomes da Internet no Brasil.

Ivan Moura Campos, que se auto intitula um “sênior nerd”, foi professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e responsável por acabar com a reserva de informática no país nos anos 1990, quando foi secretário de Política de Informática e Automação do Ministério da Ciência e Tecnologia. Foi também um dos criadores do Comitê Gestor de Internet no Brasil e fundador de empresas tecnológicas inovadoras, como a Akwan, detentora de uma arquitetura de busca com alto grau de precisão vendida ao Google em 2005.

Aos 70 anos, divide a Zahpee com mais oito sócios, com idades entre 20 e 40 anos.

A Zahpee nasceu de um bate-papo de Campos com jovens que buscavam dicas de como empreender. Um mês depois a ideia da startup estava sendo desenvolvida e para viabilizá-la obtiveram investimentos da FIR Capital, fundo sediado em Belo Horizonte (MG).

Para Campos, que é Ph.D em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia, um fator que faz a diferença para ser bem-sucedido é a dedicação. Ele é o melhor exemplo disso, afinal aos 70 anos continua a estudar e a se dedicar muito ao que mais gosta de fazer: lidar com tecnologia e inovar.

Confira esta e outras histórias sobre empreendedorismo no blog da HSM