Digitar com a fonte Futuracha Pro, criada pelo designer gráfico Odysseas Galinos Paparounis, da agência grega høly, não é uma experiência estática ou previsível.

Isso porque os caracteres respondem ao contexto, mudando para diferentes desenhos dependendo da composição de uma palavra. É hipnotizante ver a fonte em ação --e o resultado pode fazer a digitação de qualquer pessoa parecer um trabalho único de design.

A Futuracha Pro é uma Futura clássica embelezada com curvas inspiradas em art-déco. Mas sua inspiração também vem de algo mais inusitado: um tipo de barata. Daí surgiu seu nome: uma mistura de Futura com “cucaracha” (barata, em espanhol).

Créditos: Høly

Nova fonte muda conforme é digitada

Paparounis conta que a Futura se tornou “praticamente uma obsessão” durante seus estudos de design gráfico. Quando ele foi encarregado de criar uma fonte, se viu estudando duas baratas do Caribe para uma aula de ilustração. Inspirado pelas antenas e pelos espinhos nos pés, ele adornou a estrutura da Futura com esporas arredondadas e arestas esvoaçantes.

Créditos: Høly

Com a Futuracha Pro, cada caractere vira uma peça de arte

Essa não é a primeira fonte que muda conforme é digitada, mas a Futuracha vai um passo além do habitual. “Ela põe criatividade ao lado da funcionalidade, jogo antes das instruções e experimentação antes de manuais”, diz seu criador.

 

Com informações do Huffington Post