Estudantes da rede pública de ensino de Taubaté, no interior de São Paulo, desenvolveram um protótipo de óculos durante as aulas eletivas de robótica. O item visa a facilitar a locomoção de pessoas com deficiência visual.

Créditos: reprodução/divulgação

Alunos de Taubaté, em São Paulo, desenvolvem óculos para pessoas com deficiência visual

Os alunos são do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. José Marcondes de Mattos. Marcos Henrique de Souza Toledo, 16, Estefano Enrico Pereira da Silva e Lima, 15, e Sebastião Guilherme Junior, 16, foram orientados pelo professor de física Ednilson Luiz Silva Vaz.

Segundo o grupo, o Dispositivo Sensorial de Auxílio à Mobilidade (DSAM) tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida e possibilitar mais autonomia dos deficientes visuais em suas atividades cotidianas. O protótipo foi proposto por um dos jovens, cujo amigo é deficiente visual.

O protótipo identifica objetos localizados acima do solo e emite um sinal sonoro. “O diferencial do trabalho é que ele está sendo testado por um aluno deficiente visual da mesma turma dos estudantes que estão desenvolvendo os óculos”, diz o professor. Um dos alunos conta que eles se lembraram do sensor de ré dos carros.

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Alunos de Taubaté, em São Paulo, desenvolvem óculos para pessoas com deficiência visual

“Os óculos dão total segurança. A bengala não dá. Se eu ando com ele na calçada ele emite um sinal, aí eu estendo a mão e sempre tem um objeto. Eu gostei desse projeto, eles desenvolveram muito bem”, relata o colega Lincoln Lino Floriano, 17, que nasceu portador de deficiência visual e foi voluntário nos testes. “É impressionante. Tenho certeza que algum investidor vai apostar nesse projeto.”

O projeto será apresentado na 5ª edição da FeCEESP (Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo).

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Com informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Alunos usam novas tecnologias para inventar 'óculos do futuro'

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