Acaba de ser lançado um serviço que identifica a probabilidade de doenças a partir do perfil, do histórico e de sintomas dos usuários. O brasileiro Dr. Sintomas promete acalmar e apresentar dados confiáveis a seu “paciente”. Isso elimina a possibilidade de precisar recorrer ao Google para descobrir se está doente.

A tecnologia, gratuita, pode ser acessada on-line. A versão para celular já está em fase de testes. O site utiliza inteligência cognitiva, que considera fatores além da simples associação entre sintomas e doenças, apontando as causas a serem investigadas com um profissional de saúde.

Créditos: Divulgação/Dr. Sintomas

Serviço leva em consideração peso, altura, histórico médico e outros dados

“A avaliação é totalmente personalizada, com uma série de questões sobre idade, peso, altura, histórico médico e detalhamento dos sintomas --intensidade, local, tipo etc.”, explica Marco Scabia, cofundador da empresa responsável pelo site. “Dessa forma, o resultado abrange as causas mais prováveis para aquele perfil e situação específicos.”

Isso porque uma simples dor de cabeça pode ser resultado de estresse, infecção, enxaqueca ou outra causa que os buscadores on-line não conseguem determinar com precisão.

Os idealizadores reforçam que a ideia não é substituir a consulta médica, nem estimular a automedicação. A versão para usuários direciona ao especialista ideal.

Créditos: Divulgação/Dr. Sintomas

Dr. Sintomas mapeia doenças com base no que a pessoa está sentindo

O serviço levou mais de dois anos de desenvolvimento e teve consultoria de uma equipe médica experiente. Ao todo, sua base conta com mais de mil sintomas e mais de 500 doenças. A plataforma está disponível em português e espanhol para toda a América Latina.

Quanto mais for utilizado, maior a precisão do Dr. Sintomas --que opera como “machine learning”. Em breve, também será lançada uma versão voltada para profissionais de saúde, com conteúdo aprofundado.