Universitário desenvolve colete e app para corrigir postura

A postura incorreta é a causa mais comum das dores nas costas que, com o passar dos anos, pode evoluir para um problema crônico, que acomete atualmente 18,5% da população adulta do país –cerca de 27 milhões de brasileiros–, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Além disso, a má postura também pode desencadear problemas estéticos, como assimetria nos ombros, aparência de “corcunda”, flacidez abdominal, seios caídos, entre outros.

Pensando nesse público, o universitário Robson José Silva, 30 anos, desenvolveu um colete capaz de monitorar a postura de quem precisa passar muitas horas sentado. Com a orientação de três fisioterapeutas, ele construiu um protótipo que chamou de Coleco.

Protótipo do colete capaz de monitorar a postura

Da cervical à lombar, três sensores conectados por um fio conseguem “ler” o posicionamento da coluna, levando em conta a força da gravidade. As informações são enviadas via bluetooth para um aplicativo no smartphone, que gera um alerta para que o usuário corrija a postura imediatamente.

Segundo Robson, o colete ortopédico é confortável, discreto e pode ser usado por baixo de uma camisa ou camiseta durante todo o dia, sem restrições. O sistema também fornece dicas de alongamentos e exercícios, caso a pessoa esteja há muito tempo na mesma posição.

O projeto conta com a tecnologia de microcontroladores –peças de fácil acesso, com baixo custo e pouco consumo de energia. Com isso, o universitário gastou menos de R$ 200 para desenvolver o projeto, que apresentou no TCC do curso de engenharia da computação na Universidade Positivo, em Curitiba (PR), no fim de 2016.

Agora, Robson está em busca de investidores para viabilizar o produto no mercado.