Você sabia que o Quem Inova é muito mais do que um site para divulgar e inspirar boas ideias e inovação social? É um projeto, onde o site é uma ferramenta pedagógica e um veículo para crianças e jovens se aprofundarem tanto nas questões de inovação e tecnologias sociais quanto nas questões referentes ao uso da comunicação e das redes sociais.

Nossas crianças e jovens são impactados todos os dias pelas mídias sociais e conteúdos virtuais. Eles são também produtores de conteúdos, disseminadores de ideias, e protagonistas de um amplo diálogo coletivo por meio de blogs, sites, e redes como o Facebook, Instagram, Snapchat, e outros.

Mas o que significa se posicionar publicamente, compartilhar ou curtir algo? Que riscos ou benefícios temos ao expor nossa imagem ou opinião? Que responsabilidade temos ao escrever ou divulgar algo na internet?

Ampliar o olhar e a reflexão sobre a internet e o papel das mídias sociais é, para nós, extremamente importante para o atual desenvolvimento de nossas crianças e jovens.

Nesse sentido, as Escolas Concept, em parceria com o Instituto SEB e o Catraca Livre, desenvolveu o projeto Quem Inova – Tecnologias que impactam positivamente nosso dia. A ideia foi unir três temas extremamente relevantes: educomunicação, inovação e impacto social.

No projeto, alunos e professores das unidades das Escolas Concept em Ribeirão Preto e em Salvador trabalham como jornalistas em uma verdadeira redação, buscando pautas de interesse dos alunos, analisando se essas pautas são inovadoras e se tem impacto social positivo, realizando entrevistas, filmagens, fotos e pesquisas. As matérias revisadas e aprovadas são publicadas no site Quem Inova (www.queminova.catracalivre.com.br).

O projeto conta com uma equipe de jornalistas de peso: Gilberto Dimenstein, fundador da Cidade Escola Aprendiz, referência em educação comunitária e inovadora pela Universidade de Harvard e idealizador do site Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle, Marcio Diniz, ex-editor do site da Folha de S.Paulo, e Alexandre Sayad, especialista em inovação pela University of Califórnia – Berkeley e autor do livro "Idade Mídia – A Comunicação Reinventada na Escola".

O projeto conta ainda com workshops mensais presenciais ministrados por Alexandre Sayad nas unidades das escolas Concept, além de encontros quinzenais de formação com os educadores e coordenadores das escolas.

O Quem Inova também está alinhado a diversas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular tais como: pensamento crítico e criativo, capacidade de comunicação, argumentação e cultura digital.

Esperamos, com isso, que esse projeto possa contribuir com o desenvolvimento de indivíduos críticos, éticos e responsáveis, por meio de uma educação inovadora.