Veja como uma pessoa disléxica lê

A dislexia é uma doença de origem neurobiológica que dificulta o entendimento e aprendizado do indivíduo, além de impossibilitar a decodificação de letras do alfabeto. Essas dificuldades normalmente resultam em um déficit na linguagem da voz e outras habilidades cognitivas.

Por ser um assunto pouco falado, não existe nenhum dado que estude a dislexia no Brasil, portanto, utilizamos como base os dados do Instituto ABCD de Portugal, devido a semelhança da língua.

Segundo a comunidade científica do país, 5% da população têm dislexia. Como a escrita do português é mais difícil no país europeu, estima-se que no Brasil esse índice seja um pouco menor. Aproximadamente 4% da população. O que, de acordo com o Censo de 2010, significa 7,8 milhões de pessoas.

Pensando nisso, o designer Daniel Britton, diagnosticado com a doença, criou uma forma eficaz de ilustrar como é ser disléxico. Ele criou uma tipologia chamada “Dyslexia”, usando a fonte Helvetica como base, que acaba simulando a sensação de leitura quando os portadores tentam identificar as palavras.

O projeto que fazia parte de um trabalho final de conclusão de curso do London School of Communications acabou gerando para Britton um trabalho ainda maior. Agora, o designer é responsável pela criação de novas formas de comunicação para disléxicos, aplicando a forma correta nas palavras para que um disléxico consiga decodificar as letras.

Via CMais