Enquanto a França proíbe o cultivo de milho geneticamente modificado, no Brasil os deputados aprovaram o projeto que acaba com a exigência do símbolo da transgenia nos rótulos dos produtos. Aprovado no dia 28 de abril, o Projeto de Lei (PL) 4148/08, de autoria do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) priva o brasileiro do direito à informação sobre a procedência do que coloca na mesa.

Nos Estados Unidos, onde uma pesquisa de opinião realizada pelo jornal "New York Times" demonstrou que 93% querem a rotulagem, a iniciativa de orientar os consumidores sobre a procedência e os riscos dos alimentos que consomem partiu de desenvolvedores que criaram aplicativos criativos que combinados ajudam a ter maior poder de escolha sobre o que comprar e assim preservar a saúde. Confira alguns na lista abaixo.

Créditos:

Óleo de soja da Cargill, uma das empresas obrigadas a rotular o produto com o símbolo dos transgênicos (Foto: Stefano Wrobleski/Repórter Brasil)

 

- Non-GMO Project Shopping Guide: é um guia de compra de produtos não geneticamente modificados. Totalmente gratuito, é constantemente atulizado de forma colaborativa.

- Healthy Food, Allergens, GMOs & Nutrition Scanner: esse aplicativo pago ajuda a detectar o que existe no alimento que você esta comprando. O scanner lê os rótulos dos alimentos e disponibiliza informações sobre os ingredientes, aditivos e transgênicos existentes. Nem é preciso saber quais substâncias são prejudiciais. No próprio aplicativo tem uma relação em escala dos que são potencialmente nocivos à saúde.

- Buycot: esse aplicativo pode te ajudar a mudar de opinião sobre as empresas que você admira.  Ao rastrear os itens dos alimentos, ele vasculha a cadeia de produção e mostra todas as empresas envolvidas em trazer o item para a prateleira do supermercado.  Gratuito, ainda disponibiliza o contato das empresas, caso você queira enviar alguma queixa ou dúvida direta.

- True Food: criado para os consumidores conscientes, fornece um guia de compra de produtos não-transgenicos. Atualizado diariamente com novos alertas, traz notícias e dicas de como evitar os itens que contêm Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e ainda como encontrar alternativas à eles.

- ShopNoGMO: com 23 categorias de alimentos que não contêm OGM, esse aplicativo gratuito ajuda a escolher itens mais saudáveis para alimentar a família. Além de informações sobre os trangenicos, traz dicas de lugares onde vendem organicos e ainda como identificar ingredientes químicos.

- OGM Checker: é possível usar este aplicativo para identificar rapidamente os produtos que são orgânicos, vegan, sem glúten e livre de transgênicos. Com um formato de busca simples, traz resultados com códigos coloridos sobre os ingredientes conforme as listas das categorias disponíveis. Apesar de fácil manuseio, tem o custo de US $ 3,99.

- ipiit, The Food Ambassador: ipiit é um aplicativo gratuito completamente colaborativo com um banco de dados que está em constante crescimento devido a ajuda dos próprios usuários. O banco de dados contém mais de 210 milprodutos alimentares, com informações sobre o glúten, lactose, HFCS, OGM e muito mais. Os usuários podem configurar suas próprias preferências e assim ser mais fácil de encontrar os alimentos que atendam às suas necessidades.

- Chemical Maze: se você está preocupado com o que existe em seus alimentos, cosméticos ou produtos para animais, Chemical Maze ajudará mantê-lo informado. Na versão gratuita, é possível filtrar os resultados por categoria, efeitos, origem ou sintomas, dependendo do que você quer saber sobre um produto. Na edição paga há outros recursos adicionais.

- Barcode and PLU Label Reader: embora este aplicativo é um leitor de código de barras, você tem que digitar manualmente os códigos para receber uma série de informações úteis que irão ajudá-lo a comprar produtos mais saudáveis e evitar os OGM.

- Fruit Checker: é um leitor de etiqueta para frutas e legumes que identifica se são produtos com certificados orgânicos, cultivados convencionalmente ou geneticamente modificados. Em alguns casos, é possível até saber onde foram cultivados. Disponível por US $ 0,99.

Fonte: www.nanny.net