Carioca cria ação para mostrar importância de motorisas e cobradores

Todos os dias milhares de pessoas utilizam o transporte coletivo nas grandes cidades. Todos reclamam dos ônibus lotados e das ruas apinhadas de carros, mas quase ninguém comenta sobre como deve ser estressante para cobradores e motoristas essa rotina de trabalho. A terapeuta Paula Duarte, 39 anos, resolveu mudar essa história e criou um evento nas redes sociais chamado “O Dia da Gratidão ao Piloto de Coletivo”.

“É um dia dedicado à sensibilização aos motoristas e cobradores do coletivos da cidade, para que possam se sentir mais acolhidos, queridos e valorizados por suas profissões”, explica.

Marcado para o dia 3 de agosto, a ideia é que seja uma ação principalmente individual, por meio de um gesto gentil direcionado a esses funcionários. “Mas também podem ocorrer de atos públicos nos pontos finais ou dentro de alguns coletivos. O evento agora passa a ser de todos, portanto, cada um pode dar suas sugestões e organizar seus grupos de atuação. De preferência no evento do Facebook, para que mais pessoas possam aderir”, diz Paula.

A carioca se inspirou em criar essa iniciativa após passar por uma situação difícil com um motorista da Linha-422, na capital fluminense. “Percebi como a comunicação estava difícil e precária, em função do stress e impaciência que impediam qualquer diálogo. Então percebi que o que eles precisam é de afeto, de escuta e de se sentirem mais valorizados e compreendidos”.

Segundo ela, o objetivo é criar uma cidade mais pacífica, onde cada um se auto responsabiliza pela parte que pode fazer para que isso aconteça. “É uma chance de nos sentirmos cada dia mais empoderados para sermos a mudança que queremos no mundo”.